Final do Concurso de Empreendedorismo nas Escolas 2020-2021 – C.R.
Decorreu no passado dia 27 de maio, a 14ª final deste Concurso, que devido à situação pandémica que atravessamos realizou-se em formato online.
A iniciativa de promoção do Empreendedorismo nas Escolas nas Caldas da Rainha promovida pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha e pela AIRO, assume-se atualmente como a maior e a mais consolidada iniciativa de promoção do Empreendedorismo entre o 1º Ciclo e o Ensino Secundário, envolvendo toda a comunidade escolar, e sendo dinamizado pela mesma.
Este ano letivo também com o tema “Como Superar o COVID 19”.
O Júri que era constituído por Maria João – Vereadora da Câmara Municipal das Caldas da Rainha; Maria José Ramalho – Diretora da AIRO; Carlos Coutinho – Diretor do Museu José Malhoa; João Santos – Diretor da ESAD e Ana Ferreira – Empreendedora – INFUSA, elegeu os seguintes projetos:
3º Ciclo
Prémio Inovação
Projeto: The smoothphones’ Shop
Escola: Escola Secundária Raúl Proença
Aluna: Margarida Braz
Síntese do projeto: “O projeto consiste na criação de auscultadores com uma “falha” nas esponjas para que, desta forma as pessoas que usam óculos possam utilizar os auscultadores sem se magoarem atrás das orelhas.”
Ensino Secundário
1º Lugar
Projeto: Discovering Industries
Escola: EHTO – Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
Alunos: João Silva Luís – Inês Sousa – Manuel Pais
Síntese do projeto: “Elaboração e planeamento de uma rota, focada na prática emergente do turismo industrial, que explore e dê a conhecer produtos endógenos das caldas da rainha e os seus métodos de produção. O objetivo deste projeto aumentar a oferta e atratibilidade do turismo nas caldas da rainha e, em simultâneo, desenvolver o turismo industrial.”
1º Lugar
Projeto: MATA
Escola: Escola Secundária Raúl Proença
Aluno: Carolina Santos
Síntese do projeto: “Este projeto pretende dar continuidade à ideia do Absolutamente que vem da sequência de projetos pensados para as Caldas “Absolutamente Praça!” e “Absolutamente Parque!” e criar parcerias/ colaboração entre os três, a funcionar como uma rede.
A ideia base é criar uma empresa para dinamização da Mata Rainha D. Leonor.
A intenção é organizar atividades e condições para que crianças e adultos se divirtam na nossa Mata, proporcionando momentos de lazer magníficos através de experiências e aventuras variadas.”
2º Lugar
Projeto: Gridi
Escola: Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro
Aluno: Maria Madalena Santos
Síntese do projeto: “A empresa terá um objetivo muito concreto que é diminuir o desperdício agrícola, comprando os produtos em excesso ou que não estão muito apelativos a agricultores locais ou até mesmo pessoas com hortas. O processo será bastante simples, a empresa entrará em contacto com o produtor e tentará perceber que tipo de produtos agrícolas pode oferecer, em que quantidades e em que altura do ano. depois de tudo isso alinhado, a empresa recolhe os produtos como ficou acordado. Após isto é feito um controlo de qualidade por parte de um engenheiro alimentar e é atribuído um preço justo aos produtos, tanto um valor razoável para o produtor sentir que valeu a pena quanto um preço acessível para os clientes comprarem. Os pontos de venda podem ser vários: mercados e mercearias locais, um ponto de venda móvel ou até uma loja física. Para além de tudo isto a empresa prima os produtores que têm preferência pela agricultura biológica e a utilização de poucos químicos.”
3º Lugar
Projeto: Confraria da Codorniz
Escola: Escola Técnica Empresarial do Oeste
Alunos: Letícia Bento – Rodrigo Gomes
Síntese do projeto: “A Confraria da Codorniz visa promover e dinamizar o produto turístico-gastronómico da Freguesia do Landal – a codorniz – a partir da divulgação, organização e implementação de eventos relacionados com a mesma.
A Confraria da Codorniz foi desenvolvida no âmbito da promoção e marketing turístico da codorniz, principalmente a partir de eventos, como é o caso do Festival da Codorniz.”
Prémio Inovação
Projeto: Dobras, Lda
Escola: Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
Alunos: Ruben Nascimento – Beatriz Fernandes – Rui Coito – Diogo Figueiredo
Síntese do projeto: O projeto baseia-se numa máquina que faz variadas formas de dobras de guardanapos em tempos recorde que traduz numa significativa ajuda para os profissionais de restaurante.
Os principais clientes serão entidades particulares e empresas como hotéis e restaurantes.
Prémio Superação COVID 19
Projeto: Máscaraponto
Escola: Colégio Rainha D. Leonor
Alunos: Nicole Santos – Tiago Baptista
Síntese do projeto: “Como existem muitas máscaras sanitárias a serem descartadas nos lixos e até mesmo nas ruas, devido à Covid-19, achamos que irá ser benéfico, para a saúde de todos, criar um ecoponto, que designamos por Máscaraponto, nas escolas do Concelho de Caldas da Rainha, só para máscaras descartáveis. Ao sabermos que pondo estas máscaras em ecopontos e lixos normais estes podem ficar contaminados e futuramente transmitir o vírus à população, por esse motivo achamos por bem criar um ecoponto para colocar máscaras para segurança e saúde de todos os alunos, professores e funcionários das escolas do concelho”.
Projeto Finalista
Projeto: Bike Pipoka
Escola: Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
Alunos: Ricardo Rodrigues – Lucilene Rodrigues
Síntese do projeto: “O Projeto Bike Pipoka tem como objetivo promover a venda de Pipocas Gourmet por meio de bicicletas especialmente preparadas para levar o produto diretamente para o consumidor, disponibilizando os seus produtos em ambientes abertos, respeitando-se as condições de saúde referentes ao distanciamento profilático e futuras ocorrências semelhantes.“
Projeto Finalista
Projeto: Rolling Queen
Escola: Escola Técnica Empresarial do Oeste
Alunos: Meiline Matos – Beatriz Barardo – Sofia Ferreira
Síntese do projeto: “O projeto pretende promover a mobilidade sustentável de proximidade, como também uma vida mais saudável. O Pacto Ambiental Europeu, tal como o Plano Estratégico 2030 da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, são linhas orientadoras e mestras para a elaboração deste projeto, que exerce uma visão prospetiva alinhada com os mesmos. O projeto é composto por um evento que aborda uma competição das modalidades Skate e BMX. Haverá espaços dedicados à música, à street food, atividades lúdico- pedagógicas, workshops e, este ano, como inovação, um programa designado FIVE STATION, que ocorrerá numa ciclovia em construção.“
Projeto Finalista
Projeto: Trash Uber
Escola: Escola Técnica Empresarial do Oeste
Alunos: Filipa Santos – João Poeira – João Félix – Guilherme Sela – Maria Ferreira
Síntese do projeto: “Criação de uma aplicação “Trash Uber” com o objetivo de efetuarem a reciclagem para ajudar o meio ambiente. Pretende-se ajudar as empresas, pessoas de faixa etária idosa, pessoas com dificuldades motoras e pessoas que moram a uma longa distância dos ecopontos do lixo.“
Projeto Finalista
Projeto: YourSystem
Escola: Escola Secundária Raúl Proença
Aluno: Francisco Requicha
Síntese do projeto: “Sou desenvolvedor web e perguntei-me como é que é possível não existir um sistema de criação de sites em blocos que permitisse ao utilizador trabalhar com um ou mais colegas. A yoursystem é redirecionada para clientes que têm low budget e que não tem medo de fazer elas mesmo.“
Foi ainda distinguida a Escola Técnica Empresarial do Oeste como a Escola mais Empreendedora, a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste como a Escola mais criativa.
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha e a AIRO agradecem o apoio de toda a comunidade educativa, professores, pais e alunos no desenvolvimento do ensino e na implementação de boas práticas de estimulo à criatividade dos jovens.