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Oeste conquista o mundo: internacionalização dos setores-chave

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Oeste conquista o mundo: internacionalização dos setores-chave

O que é o Projeto?

O projeto tem como objetivo impulsionar a internacionalização das micro, pequenas e médias empresas (PME) da região Oeste, ajudando-as a superar os desafios associados à entrada em mercados internacionais.

Com foco em quatro setores estratégicos — tecnologia, turismo, agroindústria e cutelaria —, a iniciativa pretende reforçar a competitividade das empresas e a sua integração nas cadeias de valor globais.

A colaboração entre a Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO) e a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) será fundamental para criar oportunidades que fortaleçam as capacidades estratégicas das empresas, promovendo simultaneamente a atratividade da região e do tecido empresarial.

A tecnologia, enquanto setor transversal, desempenhará um papel essencial ao potenciar os outros três setores (turismo, agroindústria e cutelaria), que combinam tradição e inovação com um elevado potencial no mercado internacional. O projeto visa, assim, aumentar o volume de negócios internacional das PME da região, contribuindo para o seu crescimento sustentável e para o desenvolvimento económico do Oeste.

Código do projeto | CENTRO2030-FEDER-01433300

Região de Intervenção I Região Oeste

Entidade Beneficiária I OesteCIM e AIRO

Data de início | 02/09/2024

Data de conclusão | 01/09/2026

Custo total elegível | 384.229,64€

Contribuição FEDER (85%) | 326.595,19€

OesteCIM | 253.295,34 €

Apoio financeiro público nacional/regional I não aplicável

 

Objetivos Específicos

  • Aumentar Visibilidade Internacional: Elevar o perfil das PME da região Centro nos mercados internacionais, através de promoção e participação em eventos internacionais.
  • Estabelecer Parcerias Estratégicas: Facilitar a criação de parcerias e colaborações internacionais que fortaleçam a posição competitiva das empresas.
  • Identificar Oportunidades de Mercado: Detetar novas oportunidades e entender os desafios para a entrada em mercados externos. Assim como realizar estudos aprofundados dos mercados-alvo para obter insights valiosos e definir estratégias de entrada mais eficazes e identificar oportunidades e desafios específicos de cada mercado para adaptar a abordagem empresarial. Por fim, difundir conhecimento sobre mercados potenciais entre as empresas da Região Centro, aumentando a sua preparação e confiança para atuar globalmente.
  • Capacitar Empresas para a Internacionalização: Oferecer recursos que preparem as empresas para entrar e competir em mercados globais, incluindo a sustentabilidade nos negócios.
  • Expandir a Base de Clientes e Mercado: Aumentar a base de clientes e as oportunidades de negócio das empresas em mercados estrangeiros.
  • Promover a Inovação e a Qualidade: Destacar a inovação e a qualidade dos produtos e serviços da Região Centro, promovendo-os como diferenciais competitivos.
  • Promover Produtos e Serviços: Destacar produtos e serviços diferenciados, de alto valor agregado.
  • Desenvolver Modelos de Promoção e Redes de Cooperação: Criar e implementar modelos de promoção ajustados às especificidades das empresas da Região Centro, bem como fomentar a participação das empresas em redes de cooperação, visando a internacionalização e a troca de experiências.

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