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12 Gala do Empreendedorismo

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12 Gala do Empreendedorismo

Decorreu no passado dia 11 de maio, a 12ª Gala do Empreendedorismo, que reuniu no CCC Caldas da Rainha cerca de 300 pessoas da comunidade escolar caldense.

Nas últimas 12 edições foi promovido o Empreendedorismo a mais de 3.600 alunos e estimuladas 904 ideias.

A iniciativa de promoção do Empreendedorismo nas Escolas nas Caldas da Rainha promovida pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha e pela AIRO, assume-se atualmente como a maior e a mais consolidada iniciativa de promoção do Empreendedorismo entre o 1º Ciclo e o Ensino Secundário, envolvendo toda a comunidade escolar, e sendo dinamizado pela mesma.

Este ano letivo também com o tema da Economia Circular.

O Júri elegeu os seguintes projetos:

1º Ciclo

1º Lugar

Projeto: Casas naturais para chapins

Escola: E.B.I Santo Onofre

Alunos: Diogo Ribeiro; Diogo Coutinho

Síntese do projeto: “Os chapins são pássaros que comem os lagartos do pinheiro. Por isso, queremos fazer casas para chapins para vender às escolas e às câmaras municipais porque existem muitos pinheiros nas cidades e nas escolas”.

2º Lugar

Projeto: Carteiras com Arte

Escola: E.B.I Santo Onofre

Alunos: Ariana de Almeida

Síntese do projeto: “Na nossa escola, diariamente, são consumidos pelo menos 180 pacotes de leite pequenos. Todos eles vão para a reciclagem. Mas, e se os pudéssemos transformar em carteiras com as obras patentes nos museus da cidade. Ficaríamos com um objeto bonito e criativo , feito pelas crianças da nossa cidade, que é a cidade das Artes.”

3º Lugar

Projeto: Barco Anti-poluição

Escola: E.B.I Santo Onofre

Alunos: Ijardo Framen

Síntese do projeto: “A nossa turma foi à Lagoa de Óbido e a água estava cheia de lixo, principalmente plástico. A ideia é criar um pequeno barco que aspire o lixo para que os animais possam viver saudáveis. Os clientes serão as autarquias locais.”

 

2º Ciclo

1º Lugar

Projeto: Húmus

Escola: E.B.I Santo Onofre

Alunos: Santiago Barrelas dos Santos – Afonso Filipe Gama

Síntese do projeto: “Empresa dedicada à produção de adubo – húmus e contentores de lixo orgânico doméstico (cascas de fruta, restos de relva, borras de café, cascas de ovo, entre outros). Para concretizar a ideia serão espalhados pela cidade e freguesias do concelho contentores onde as pessoas podem colocar o lixo.”

 2º Lugar

Projeto: CEGOMAP

Escola: E.B. Santa Catarina

Alunos: Martim José Paulo Leal

Síntese do projeto: “Produção de um aparelho para pessoas invisuais. Funciona como um gps com reconhecimento de voz e vai dando indicações/coordenadas à pessoa que o tem. Ao aparelho estão ligados auriculares que fornecem de modo audível as orientações, para que a pessoa não se perca. O aparelho também dá indicações do estado do terreno para precaver situações de perigo.”

3º Lugar

Projeto: Payclock

Escola: E.B. Santa Catarina

Alunos: Letícia Filipa Cascalheira Pinheiro

Síntese do projeto: “Criação de uma bracelete (tipo relógio) com uma aplicação para uso de transportes públicos. Na aplicação será introduzida a identificação da pessoa e o número da conta bancária. Quando a pessoa usa o transporte, passa com o relógio num aparelho próprio adquirido pela transportadora que fará o registo de entrada e de saída. À saída será descontado o valor da viagem na conta bancária.”

 

3º Ciclo

1º Lugar

Projeto: QUEEN’S AROMATIC HERBS

Escola: Colégio Rainha D. Leonor

Alunos: Carolina de Vasconcelos – Diogo da Silva – Inês Baltazar Figueiredo – Gustavo Ribeiro

Síntese do projeto: “O projeto fomenta a compreensão da estreita inter-relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente através da sua aplicação prática, possibilitando, através da mobilização de saberes e competências, o cultivo e secagem de plantas aromáticas, a criação de cremes, loções e sabonetes pelos Alunos, a elaboração de marcadores informativos destacáveis que acompanham as inovadoras embalagens criadas e os criativos vasos, com informação das suas propriedades, origem, condições de crescimento, aplicações na saúde, cosmética e alimentação, com práticas receitas culinárias adicionais. Estes produtos e a sua produção constituem recursos e ferramentas de aprendizagem significativa multidisciplinar transversal, para todos os envolvidos e para a população que irá beneficiar da sua utilização, promovendo a alimentação saudável, a consciência ambiental e o desenvolvimento social e económico nacional.”

 2º Lugar

Projeto: Parque

Escola: Escola Secundária Raul Proença

Alunos: Carolina Barrelas dos Santos

Síntese do projeto: “Criar uma empresa para a dinamização do parque D. Carlos I. A intenção é organizar atividades e condições para que as crianças e adultos se divirtam no nosso parque, proporcionando momentos de lazer magnifícos através de experiências variadas. Pretendo com o meu projeto ocupar vários espaços do parque, os quais descrevo no mapa em anexo.”

3º Lugar

Projeto: Ciência Maluca

Escola: Agrupamento de Escolas d. João II

Alunos: Mariana Pereira – Mónica Ribeiro

Síntese do projeto: “Venda de um kit que contém uma experiência didática. Destina-se principalmente a alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e secundário bem como aos professores.”

 

Ensino Secundário

1º Lugar

Projeto: Sabores do Oeste

Escola: EHTO – Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Alunos: Carolina Loureiro – Mariana Caetano – Daniel Ferreira – Filipe Santos – Henrique Vitorino

Síntese do projeto: “Criação de bomboms utilizando produtos regionais da zona oeste: bombom de pêra rocha com redução de vinho do porto e bombom de maçã e caramelo salgado. É um produto diferente e criativo, pois, não existe nada semelhante no mercado. Pretende comercializar-se em feiras, Festival do chocolate, chocolatarias regionais e tasquinhas, ficando estes com uma percentagem do lucro. Podem ser comercializados individualmente ou em caixa apropriada para o produto com design original e criativo.”

 2º Lugar

Projeto: Vort3x

Escola: CENFIM

Alunos: Gonçalo Alexandre Malagueta – Pedro Miguel Fragoeiro

Síntese do projeto: “Máquina multifuncional para operar segundo 3 eixos (X, Y,Z). Assim numa única máquina o utilizador consegue obter as potencialidades de 3 engenhos diferentes, tais como: gravação a lazer, gravação e corte CNC, e impressora 3D. Em termos de economia circular, esta máquina tem o potencial de poder gravar na matéria que é preparada através da reutilização de rolhas de cortiça, no caso gravação lazer (que também poderá gravar em peças de tecido, para recuperar roupas antigas ou disfarçar pequenas imperfeições); e reutilização dos desperdícios do filamento que é a matéria-prima da impressora 3D..”

3º Lugar

Projeto: Green Opportunity

Escola: Escola Secundária Raul Proença

Alunos: Guilherme Luís Garcia

Síntese do projeto: “Criação de uma oficina de reconversão de automóveis com motores a combustão que funcionam com combustíveis fósseis para automóveis com motor a hidrogénio, um motor de combustão, mas que tem como produto da sua reação apenas vapor de água em vez de dióxido de carbono, como acontece com os motores tradicionais. Na oficina existirá um posto de abastecimento de combustível para veículos que utilizem o hidrogénio. Serão também vendidas baterias de partículas de vidro, uma alternativa mais sustentável que as baterias tradicionais. Destina-se a todos que pretendam reconverter o seu automóvel para usar energias alternativas contribuindo para um melhor ambiente e para uma economia que promova uma reutilização dos equipamentos que as pessoas já possuem em vez da sua substituição por equipamentos novos..”

 

Foi ainda distinguido o Agrupamento de Escolas Raul Proença como a Escola mais Empreendedora, a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste como a Escola mais criativa e ainda foram eleitos 131 alunos como Embaixadores do Empreendedorismo para o ano Letivo 2019/2020.

 

Na Sessão foi ainda prestada homenagem ao Professor Rui Correia, vencedor do Global Teacher Prize Portugal, enquanto um exemplo de Empreendedorismo na implementação de novas práticas de ensino.

 

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha e a AIRO agradecem o apoio de toda a comunidade educativa, professores, pais e alunos no desenvolvimento do ensino e na implementação de boas práticas de estimulo à criatividade dos jovens, assim como à Escola Secundária Raúl Proença pela excelente organização deste evento.

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