AIRO - HOME
Acerder à área do utilizador
Estão 0 utilizadores online
Existem actualmente 0 entidades no directório

Login AIRO

Email:
Senha:
Registar utilizador Recuperar Password
Aceda aos serviços disponibilizados pela AIRO
Membro Fundador do C.E.O. 
Conselho Empresarial do Oeste
Síntese histórica
 

Génese
A AIRO (Associação Empresarial da Região do Oeste) é uma associação horizontal regional, sem fins lucrativos, constituída em Dezembro de 1981 sob a denominação de Associação Industrial da Região de Caldas da Rainha, tendo adoptado a designação de Associão Industrial da Região do Oeste em Novembro de 1984. Foi reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública em 1989.

A génese da AIRO resulta da convergência de esforços e interesses por parte de empresários em torno da necessidade de criação de uma estrutura associativa de base regional que contribuísse para a superação de problemas comuns.

Possuindo uma vocação essencialmente direccionada para as actividades industriais, muito relacionada com a estrutura produtiva dos concelhos que constituem a sua zona de influência, a AIRO veio definitivamente a inscrever na sua filosofia de actuação uma forte componente de apoio e de resposta dinâmica às necessidades empresariais num quadro de crescente complexidade dos mercados. Surgindo por iniciativa do meio, a cooperação e a dinamização de infra-estruturas de apoio ao desenvolvimento surgem naturalmente como complemento das suas actividades, reforçando-as e atribuindo-lhes uma lógica integrada com vista ao "progresso sócio-empresarial da Região Oeste".

Partindo de um serviço de extensão industrial, que permitiu reforçar o importante papel de catalisador do desenvolvimento, outros serviços se foram impondo à medida que a nova economia vem introduzindo novos factores competitivos. A AIRO distingue-se assim quer pela génese, quer pela linguagem (forte enraizamento e formas de comunicação comuns), quer pela flexibilidade e constante capacidade de adaptação às novas e diferentes respostas exigidas pelo contexto empresarial.

Objectivos e Missão:
  • Missão: "o fomento do progresso sócio-empresarial da Região do Oeste" (art.º 4.º dos Estatutos);
     
  • Objectivos estratégicos: contribuir para o desenvolvimento económico e estimular a cooperação empresarial na Região; divulgar informação técnica e económica e promover a formação dos seus associados; estimular a implantação de infra-estruturas e de outros meios de apoio à actividade empresarial na Região;
     
  • Principais atribuições (art.º 5.º dos Estatutos): estudo de problemas que interessem à economia regional; desenvolvimento de serviços de apoio técnico, de consultoria e de informação em áreas de manifesto interesse para os seus associados; realização de conferências, colóquios, seminários, acções de formação e outras intervenções que contribuam para o desenvolvimento profissional e empresarial dos seus associados; incremento do associativismo empresarial; constituição de uma força dialogante junto dos organismos oficiais, nacionais e comunitários, colaborando activamente com a Administração pública, central e local.
  • Mercado Alvo:
    O mercado alvo preferencial da AIRO é constituído essencialmente por pequenas e médias, reflectindo as características do tecido empresarial existente na Região.