AIRO - HOME
Acerder à área do utilizador
Estão 0 utilizadores online
Existem actualmente 0 entidades no directório

Login AIRO

Email:
Senha:
Registar utilizador Recuperar Password
Aceda aos serviços disponibilizados pela AIRO
Membro Fundador do C.E.O. 
Conselho Empresarial do Oeste

CEO
Conselho Empresarial do Oeste
Considerando o bom relacionamento entre as instituições e o desejo de reforçar os mecanismos de regulação e governança colectivos e de promover um novo nível de agregação associativo, que permita ao nível da NUTIII Região do Oeste uma interlocução única do movimento associativo com as demais entidades do território e com entidades e outras dimensões de agregação;

Considerando a utilidade da agregação na defesa e representação das empresas, na diminuição de sobreposições, duplicações e concorrências associativas;

Considerando a necessidade de encontrar um modelo operacional, eficiente, representativo e inclusivo de agregação associativa que reforce a capacidade de prestação de apoio e serviços às empresas e que garanta a disponibilização das parcerias adequadas a cada um dos diferentes níveis e tipo de administração pública, apresentando ofertas racionais e competitivas que apoiem os esforços de redução da dimensão e orçamento públicos;
Acordam ACCCRO, ACIRO, ACISP, ACSIA, ADEB, AIRO e CAL na constituição do Conselho Empresarial do Oeste, assumindo pelo presente os seguintes compromissos:
  1. Apresentar e fazer ratificar nos respectivos órgãos sociais, de acordo com os estatutos internos de cada entidade, a constituição do Conselho Empresarial do Oeste a aprovar pelas diferentes entidades cuja proposta inicial é consubstanciada na forma de consórcio constante do documento anexo ao presente memorando.

  2. Promover o alargamento da parceria a todas as demais entidades associativas relevantes e de carácter empresarial com atividade e sede na Região do Oeste.

  3. Determinar o quadro de especialização de funções que garanta o reforço da operacionalidade e o cumprimento dos considerandos do presente memorando definindo os diferentes papéis que serão atribuídos às Associações, ao Conselho Empresarial Regional, ao Conselho Empresarial do Centro ou outra.

  4. Edificar um quadro estável de funcionamento que promova um consenso sobre as questões de liderança, representação externa, locais e regras de funcionamento.

  5. Promover o Conselho Empresarial do Oeste junto das entidades municipais, intermunicipais e regionais valorizando nos domínios de atuação do Conselho Empresarial a interlocução agregada face às abordagens individualizadas com as Associações.

  6. Promover o relacionamento do Conselho Empresarial do Oeste com entidades congéneres portuguesas e europeias, destacando na região Centro e a participação daquele no Conselho Empresarial do Centro ou outros órgãos.

  7. Concretizar os compromissos anteriores no prazo máximo de noventa dias.

  8. O presente Memorando de Entendimento produzirá os seus efeitos a partir da data da sua subscrição, só podendo ser alterado por vontade unânime dos Signatários.

Membros do CEO

ACIRO - Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste, nasceu a 5 de Setembro de 1918.
A 26 de Novembro de 1993, por despacho de sua Ex.ª o Primeiro Ministro, foi reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública e a 11 de Novembro de 1993 foi condecorada com a Medalha de Honra do Município de Torres Vedras, Grau Prata.

ACISCP - Associação Comercial Industrial e de Serviços do Concelho de Peniche
, representa não só os comerciantes mas também os industriais e as entidades que prestam serviços a terceiros, do concelho. 
Assim: 
  • Uma Associação patronal que defende os interesses da classe empresarial, o comércio, a industria e os serviços;
  • Uma instituição reconhecida como de Utilidade Pública, nos termos do Dec. Lei nº 460/77 de 07/11/1993;
  • Co-fundadores da UAERL – União das Associações Empresariais da Região de Leiria, entidade defensora dos interesses da classe empresarial do distrito;
  • Co-fundadores e Vice-Presidentes da direcção da UAERO – União das Associações Empresariais da Região Oeste;
  • Sócios-fundadores e elemento do C.E.C. – Conselho Empresarial do Centro, que pretende defender os interesses da nossa região, exigindo a criação de infra-estruturas indispensáveis ao seu desenvolvimento;
  • A ACISCP é uma Associação Patronal sem fins lucrativos, dos sectores do comércio, industria e serviços.
  • É a única Associação empresarial do concelho.
ACSIA - Associação Comercial de Serviços e Industrial de Alcobaça, emergiu do Grémio do Comércio do Concelho de Alcobaça – instituição criada por Alvará do Subsecretário de Estado das Corporações, de 2 de abril de 1943, conforme primeira Ata de 1 de Maio do mesmo ano, à semelhança do que aconteceu com a maioria das Associações da mesma natureza.

Em 5 de Julho de 1974, passou a designar-se “Associação dos Comerciantes Retalhistas do Concelho de Alcobaça”, substituindo o “Grémio do Comércio do Concelho de Alcobaça”, transitando todos os sócios deste, para a nova Associação.

Desde essa data, a Associação tem vindo a proceder à alteração dos respetivos Estatutos, adaptando–se às necessidades empresariais e mobilidade dos associados. Começou por alargar o seu âmbito de atuação, incluindo o sector dos serviços e da indústria, mais recentemente ampliou a sua presença para fora dos limites do concelho de Alcobaça, podendo ter associados em toda a região de Leiria.

ADL - Associação para o Desenvolvimento Local da Lourinhã
, é uma associação sem fins lucrativo que pretende promover o desenvolvimento do concelho da Lourinhã. 

ACCCRO - Associação Comercial dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos
, é um organismo que congrega os interesses do sector empresarial que se dedica à prática do comércio e dos serviços. 

Há mais de cento e dez anos que a ACCCRO representa esta tão importante parcela do tecido económico dos concelhos das Caldas da Rainha e de Óbidos. 

A ACCCRO, tem por finalidade prestar serviços e apoios a todo o universo dos seus associados, no que diz respeito à resolução de problemas, apoios no que toca a uma melhor execução das suas tarefas e objectivos, assim como representa-los junto de diversas entidades. 

Agindo como um todo, composto pelos associados dos mais diversos sectores de actividade, é que é possível à ACCCRO - Associação Comercial, servir de interlocutor válido perante os Organismos e Entidades públicas, agindo em defesa de um sector empresarial, mais forte, mais moderno e mais produtivo. 

ADEB - Associação de Desenvolvimento Empresarial da Benedita
, tem como área de intrevenção quatro freguesias, três do concelho de Alcobaça e duas do concelho das Caldas da Rainha.
No Concelho de Alcobaça intervém nas freguesias de Benedita, Turquel e Vimeiro, já na freguesia das Caldas da Rainha intervimos nas freguesias de Santa Catarina e Alvorninha, as mesmas freguesias estão integradas na região oeste de Portugal. 

AIRO - Associação Empresarial da Região do Oeste
, é uma associação horizontal regional, sem fins lucrativos, constituída em Dezembro de 1981 sob a denominação de Associação Industrial da Região de Caldas da Rainha, tendo adoptado a designação de AIRO em Novembro de 1984. Foi reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública em 1989.

A génese da AIRO resulta da convergência de esforços e interesses por parte de empresários em torno da necessidade de criação de uma estrutura associativa de base regional que contribuísse para a superação de problemas comuns.

Na génese da “Bombarral Sustentável”, está a intenção de “envolver um grande número de empresários, dos mais diversos setores de atividade, no sentido de criarmos uma dinâmica que faça sentir as pessoas como interessadas em desenvolver o Bombarral”. A associação Bombarral Sustentável tem como objetivo fundamental dinamizar e desenvolver as atividades económicas do concelho.

CAL - Câmara Agrícola Lusófona
, nasceu em 1999 a partir da iniciativa e dinâmica de um grupo de empresários e dirigentes associativos com experiência no setor do agronegócio e com visão estratégica para as oportunidades que apresentam os países membros da CPLP - Comunidade de Países Língua Oficial Portuguesa.

Na sua génese a CAL teve o alto patrocínio do Ministério da Agricultura, do Presidente da Assembleia da República de Portugal e da CPLP.

Instituições de Ensino

O Politécnico de Leiria é uma instituição pública de ensino superior comprometida com a formação integral dos cidadãos, a aprendizagem ao longo da vida, a investigação, a difusão e transferência do conhecimento e cultura, a qualidade e a inovação. Promove, ativamente, o desenvolvimento regional e nacional e a internacionalização. Valoriza a inclusão, a cooperação, a responsabilidade, a criatividade e o espírito crítico e empreendedor.

O Grupo Lusófona
é o maior grupo de ensino de língua Portuguesa, um projeto ambicioso e inovador com uma visão internacional única, que integra onze instituições de ensino superior em Portugal, seis instituições Universitárias noutros Países de língua Portuguesa, nomeadamente no Brasil e em Moçambique, para além de catorze escolas não superiores em Portugal e no Brasil.

O Grupo Lusófona tem como principal objetivo a promoção da ciência, da cultura e do desenvolvimento económico em todos os Países onde se fala a língua Portuguesa.

Atualmente, o Grupo Lusófona contribui para a formação e educação de mais de 25.000 alunos que connosco estão todos os dias a construir mais e melhor futuro.